Distrito
Concelho
Freguesia
Tipo de Imóvel
Quartos
- +
Preço Mínimo
Preço Máximo
Preço Mínimo
Preço Máximo
Número de casas de banho
- +
Nº da referência
chão
Condição do Imóvel
Outros
Exterior
Estacionamento
Elevador

Como Preparar a Sua Casa para o Calor do Verão?

- 9.52Minutos de leitura

O verão é a estação preferida de muitos, mas quando as temperaturas sobem e a casa não está adaptada, o conforto pode rapidamente transformar-se num pesadelo. Em Portugal, as temperaturas de verão aumentam a cada ano e torna-se essencial adaptar as casas para suportar melhor o calor. Existem várias soluções para refrescar uma casa e, assim, otimizar o conforto enquanto se reduz o consumo de energia.

O primeiro passo para manter o interior fresco é limitar a entrada de calor. Recomenda-se fechar cortinas e estores durante as horas mais quentes para evitar que o calor penetre na casa. A instalação de proteções solares externas, como pérgulas ou toldos, ajuda a limitar a exposição direta ao sol. Também é possível vegetar os arredores da casa com plantas altas, criando sombra natural, ou até mesmo instalar telhados verdes para arrefecer a casa naturalmente.

É igualmente possível refrescar o interior sem ar condicionado, recorrendo à ventilação natural. Para isso, basta abrir as janelas de manhã cedo e ao final da tarde para criar correntes de ar fresco. Vários truques podem ajudar a otimizar o arrefecimento interno:

  • Colocar panos humidos em frente a um ventilador para difundir ar fresco.
  • Optar por materiais frescos, como azulejos ou pedra, em vez de carpetes.
  • Preferir lençóis de linho ou algodão, bem como móveis com tecidos leves em vez de couro.
  • Pintar as paredes em cores claras para refletir melhor a luz.
  • Reorganizar os móveis para facilitar a circulação do ar.

Essa sensação de “forno” também pode ser evitada com equipamentos eficientes e económicos, como ar condicionado reversível (aquecimento e arrefecimento) e a manutenção adequada de ventiladores para garantir a sua longevidade. Algumas soluções alternativas existem, mas podem ser um pouco mais caras, como climatizadores de ar e a instalação de um poço canadiano.

Enquanto as temperaturas externas aquecem a casa, outros fatores internos também contribuem para o aumento do calor. É necessário reduzir o uso de eletrodomésticos, como fornos e secadores, e desligar dispositivos em standby. Decorar com plantas hidratantes, como aloe vera, é uma solução natural e eficaz a longo prazo.

Proteger-se do calor não significa necessariamente depender de ar condicionado. Combinando soluções naturais, ajustando o layout da casa e gerindo aberturas e ventilação de forma eficiente, é possível melhorar o conforto térmico interno de forma sustentável. É hora de transformar a sua casa numa aliada contra o calor!

- 9.52Minutos de leitura

Pedido de reserva

Contacte-nos


    This site is registered on wpml.org as a development site. Switch to a production site key to remove this banner.